QUESTIONÁRIO - PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA

PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA
Prof. Jeferson
QUESTIONÁRIO

  1. O que cabe à psicologia estudar?
    R= estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.
  2. Qual é a importância de se estudar o desenvolvimento humano?
    R= significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
  3. O que é desenvolvimento humano?
    R= refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico do ser humano.
  4. Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano?
    R= Hereditariedade, Crescimento orgânico, Maturação neurofisiológica e o Meio.
  5. Quais são os aspectos do desenvolvimento humano?
    R= Aspecto físico-motor , Aspecto intelectual, Aspecto afetivo-emocional, Aspecto social.
  6. Quais são as principais escolas de psicologia?
    R= Estruturalismo, Funcionalismo,Associacionismo, Behaviorismo, Gestaltismo.
  7. O que é desenvolvimento motor?
    R= É o crescimento orgânico + a maturação neurofisiológica
  8. Como é dividida a coordenação motora?
    R= Coordenação motora grossa ou geral e fina.
  9. O que é desenvolvimento cognitivo?
    R= processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações e verbalização da criança.
  10. Quais são as 4 estruturas cognitivas?
    R= Sensorial-motor, Pré-operações, Operações concretas, Operações formais.
  11. Qual é a importância da relação mãe e filho?
    R= A importância do relacionamento afetivo entre mãe-filho começa desde cedo, no nascimento, e a qualidade desse é fundamental para o desenvolvimento do psiquismo e para formação da personalidade da criança.
  12. Porque a situação psicológica da mãe é importante para o desenvolvimento da criança?
    R= A situação psicológica da mãe é, de fato, muito importante para o desenvolvimento da criança, porque ela vive numa fusão também psicológica com a mãe. Esta por sua vez exerce uma função reguladora ao reagir inconscientemente à conduta inconsciente do filho.
  13. Quais são os cinco estágios do desenvolvimento psicossocial?
    R= Estágio Oral, anal, Fálico, latência e Genital
  14. O que é adolescência?
    R= é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta.
  15. O que é puberdade?
    R= é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas
  16. Quais são as mudanças ocorridas na puberdade masculina?
    R= Surgimento de pêlos no púbis, nas axilas e no peito; Crescimento da barba; Crescimento do pênis e testículos, Engrossamento da voz, Surgimento do pomo-de-adão, Ombros mais largos; Aumento da massa muscular; Aumento de peso e estatura. Início da produção de espermatozoides; Primeira ejaculação.
  17. Quais são as mudanças ocorridas na puberdade feminina?
    R= Aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas, Alargamento dos ossos da bacia; Início do ciclo menstrual; (a primeira é chamada de menarca), Surgimento de pêlos no púbis e nas axilas; Depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; Desenvolvimento das glândulas mamárias.
  18. Quais são os efeitos psicológicos da puberdade?
    R= Depressão e ansiedade, Auto-estima mais baixa do que suas companheiras menos maduras.
  19. O que é ser adulto?
    R= Estabilidade emocional financeira, definição de identidade profissional, social, relacionamento afetivo mais estável, independência, responsabilidade (responder pelo que faz jurídica e emocional), encarar as próprias escolhas com danos, perdas e lidar com isso sem culpar ninguém. A aparente proteção de criança, adolescente não existe mais.
  20. Quais são os fatores que podem moldar o desenvolvimento na vida adulta?
    R= Eventos balizadores, Acontecimentos extemporâneos, Impulso pra crescer,
  21. Quais são as renúncias que o adulto deve ter?
    R= Renúncia de aprovação, à defesa defensiva, à mania de grandeza.
  22. O que é mecanismo de defesa do ego?
    R= são modos inconscientes utilizados frente às diversas reações que se destinam a repelir ou a reduzir a ansiedade, com vistas a manter o equilíbrio da personalidade.
  23. Cite alguns mecanismos de defesa do ego?
    R= Repressão, Regressão, projeção, identificação, isolamento, anulação e negação.
  24. O que é repressão ou recalcamento?
    R= consiste em expulsar do ego uma ideia ou um afeto desprazeroso.
  25. O que é regressão?
    R= caracteriza pela retirada ou retorno a uma fase anterior do desenvolvimento.
  26. O que é projeção?
    R= consiste em atribuir aos outros os próprios sentimentos ou características não admitidos.
  27. O que é racionalização?
    R= consiste em explicações baseadas na razão para um comportamento que foi, na realidade, determinado por motivos não reconhecidos.
  28. O que é somatização?
    R= mecanismo pelo qual ocorre transferência de um sintoma psíquico para o corpo, com prejuízo orgânico.
  29. O que é deslocamento?
    R= consiste na reorientação de uma pulsão que se encontra bloqueada para uma outra que se encontra disponível.
  30. Como é formada a personalidade?
    R= A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
  31. O que é personalidade?
    R= Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
  32. Quais são os fatores que podem influenciar a personalidade?
    R= fatores biológicos estão: o sistema glandular e o sistema nervoso
    fatores psicológicos estão: o grau e as características de inteligência, as emoções, os sentimentos, as experiências, os complexos, os condicionamentos, a cultura, a instrução, os valores e vivências humanas. Nos grupos sociais, como a família, a escola, a igreja, o clube, vizinhança, processa-se a interação dos fatores sociais.
  33. Quais são os componentes da personalidade?
    R= Temperamento e Caráter
  34. Quais são as qualidades que estão relacionadas com o temperamento?
    R= excitabilidade, irascibilidade, impulsividade, receptividade (sensibilidade), reserva, passividade, otimismo, pessimismo, vivacidade e letargia.
  35. Quais são os fatores que determinam o temperamento no individuo?
    R= Os fatores biológicos principalmente o sistema glandular e o sistema nervoso determinam no indivíduo o temperamento; fatores ambientais
  36. Como é constituído o caráter?
    R= É constituído de valores morais e sociais
  37. Onde se adquire o caráter?
    R= Adquiri-se o caráter na família, na escola e na sociedade em geral.
  38. Qual é a função da psicologia da personalidade?
    R= Esta procura sistematizar e compilar as semelhanças e diferenças das estruturas mentais e comportamentais dos seres humanos.
  39. Cite alguns exemplos de sintomas ou transtornos da personalidade?
    R= Falta de socialização; deformidade de caráter; o indivíduo não observa as suas obrigações em relação a outros, a grupos, a convenções sociais, intolerância, frustração, impulsividade, egoísmo, falta de autocensura, incapacidade de aprender com base em seus próprios erros, irresponsabilidade, instabilidade de humor
  40. O que são máscaras?
    R= . As máscaras são defesas, cuja finalidade principal, é proteger o indivíduo do meio circundante.
  41. O que compõe as estruturas dinâmicas da personalidade?
    R= O Ide, o Ego e o Superego.
  42. Quais são os três níveis de consciência?
    R= consciente, pré-consciente e inconsciente.
  43. O que são distúrbios da personalidade?
    R= deficiência psicológica com repercussão na área emocional e interpessoal.
  44. O que é neurose?
    R= É a existência de tensão excessiva e prolongada, de conflito persistente ou de uma necessidade longamente frustrada, é sinal de que na pessoa se instalou um estado neurótico.
  45. O que acontece com a personalidade de uma pessoa neurótica?
    R= A neurose determina uma modificação, mas não uma desestruturação da personalidade e muito menos de perda de valores da realidade.
  46. Quais são as neuroses?
    R= Ansiedade, Fobias e Obsessiva-Compulsiva.
  47. O que é psicose?
    R= é a alteração dos juízos da realidade.
  48. O que acontece com a personalidade de uma pessoa psicótica?
    R= Acontece uma desestruturação da sua personalidade
  49. Como se manifesta as psicoses?
    R= por meio da Esquizofrenia, Psicose Maníaca-depressiva, Paranóia, Psicose alcoólica e Arteriosclerose Cerebral .
  50. O que acontece com a personalidade do psicopata?
    R= Os psicopatas não estruturam determinadas dimensões da personalidade, verificando-se uma espécie de falha na própria construção.
  51. Quais são os fatores e sintomas da psicopatia?
    R= Diminuição ou ausência da consciência moral. O certo e o errado; o permitido e o proibido não fazem sentido para eles. Desta maneira, simular, dissimular, enganar, roubar, assaltar, matar, não causam sentimentos de repulsa e remorso, em suas consciências. Sintomas: Inexistência de alucinações; Ausência de manifestações neuróticas; Falta de confiança; Busca de estimulações fortes; Incapacidade de adiar satisfações; Não toleram um esforço rotineiro e não sabem lutar por um objetivo distante; Não aprendem com os próprios erros, pelo fato de não reconhecerem estes erros; Em geral, têm bom nível de inteligência e baixa capacidade afetiva; Parecem incapazes de se envolver emocionalmente. Não entendem o que seja socialmente produtivo.
Obs.:
As respostas foram encontradas por mim nas apostilas do professor.
Caso haja alguma discordância entre em contato comigo no e-mail:

Magno Cezar

Arquivo do blog